DEV Community

hercules santos
hercules santos

Posted on

Hello world um pouco por trás dos panos

Falando do famoso "Hello World" .
Bom... a primeira coisa que nos deparamos ao interagir com alguma linguagem é o famoso hello world, e no java não foge a regra, ora, mas como funciona um pouco mais por tras dos panos ele?
Aqui tento explicar um pouco os passos para a criação até a execução da classe Hello world

No geral temos 5 fases que o programa passam até rodar de fato sua instrução, sendo elas, edição, compilação, carregamento, verificação e execução.

A primeira parte se resume a criar um arquivo com um programa editor. usando esse editor, faz as edições e correções necessárias e o salvamos em um dispositivo de armazenamento secundário, até aqui pense no seu disco rígido(Hd). Um nome
de arquivo que termina com a extensão .java é indicado que o arquivo contem o código-fonte java.
Na compilação o compilador cria bytecodes e os armazena em disco, o arquivo com o nome atribuído termina .class, após isso, temos o carregamento onde o carregador de classe lê os arquivos .class que contêm bytecodes a partir do disco
e coloca esses bytecodes na memoria. O verificador de bytecode confirma que todos os bytecodes estão validos e não será violado restrições de segurança do Java. E por fim a execução, a JVM lê os bytecodes e compila no momento correto,
famoso (Just In Time- JIT) para que o computador possa entender.
Ok... agora sabemos como é realizado a execução de um simples programa, e olhando um pouco mais para o arquivo hello world, o que encontramos ?
Normalmente para escrever o simples hello world, será preciso fazer isso aqui :

class HelloWorld{
public static void main(String[] args){
System.out.println("Hello World"); // exibe a string
}
}

Podemos dizer que temos 2 componentes, nossa definição de classe e o main método.

a forma mais básica para definirmos nossa classe será :

class HelloWorld{
...
}

nossa palavra class inicia uma definição de classe chamado HelloWorld e o código para cada classe aparece entre as chaves.

Main método

Na linguagem de programação java toda aplicação deve conter um main método, e seguir essa assinatura :
Algo curiosos é que os modificadores de acesso podem ser escritos em qualquer ordem, porem a convenção é usar public static, nos argumentos podemos nomear como quiser, mas sempre é definido como args ou argv.
O main método é parecido com main função do C, é ponto de entrada do aplicativo e logo, invocara métodos exigidos pelo programa.
O main método ele aceita o argumento, que é uma array com elementos do tipo String, matriz na qual o sistema de tempo de execução passa informações para o app.

public static void main(String[] args){
...
}

Por fim a saída dos dados :
É usado a System da biblioteca principal para imprimir o "Hello World", biblioteca essa tambem conhecida como Application Programming Interface ou API.

System.out.println("Hello World");

Discussion (0)