DEV Community

hercules santos
hercules santos

Posted on

Configurações iniciais

Se você tem acompanhado os posts e seguidos os tutoriais, já deve ter o git em sua maquina local. Nesse momento vamos configurar o seu git e manter atualizado na sua maquina, essa configuração é dada apenas uma vez e não necessita de mais alterações, entretanto, nada impede de alterar caso seja necessário, com comandos simples já podemos altera-los novamente.

A ferramenta que vamos utilizar é a git config que permite definir variáveis de configuração que controlam todos os aspectos da aparência do Git. As variáveis se encontram em 3 lugares diferentes:

  1. [path]/etc/gitconfigfile: Contém valores aplicados a todos os usuários do sistema e a todos os seus repositórios. Se você passar a opção --system para git config, ele lê e grava especificamente no arquivo. Como este arquivo de configuração do sistema, você precisaria de privilégios administrativos de super usuários para fazer alterações nele.

  2. ~/.gitconfigou ~/.config/git/configfile: Valores específicos para você o usuário, Você pode fazer o git ler e gravar neste arquivo especificamente passando a --global opção, e isso afeta todos os repositórios com os quais você trabalha em seu sistema.

  3. configfile no diretório Git(ou seja, .git/config) de qualquer repositório que você esteja usando atualmente: Especifico para esse único repositório. Você pode forçar o Git a ler e gravar neste arquivo com a --local opção, mas esse é o padrão. Sem essa surpresa, você precisa estar localizado em algum lugar em um repositório git para que esta opção funcione corretamente.

Voce pode ver todas as suas configurações e de onde elas vêm usando:

$git config --list --show-origin

Sua Identidade

Primeira coisa depois da instalação do git é definir o nome de usuario e endereço de email. É importante porque todos os commits usam essas informações e são incorporados naquilo que voce comeca a criar

$ git config --global user.name "Darlan Onorio"
$ git config --global user.email "emailexemplo@exemplo.com"

Voce apenas precisa fazer isso uma vez na --global, a partir daí o git usara essa informação para qualquer informação que voce fizer no sistema. Se voce quiser substituir isso por um nome ou endereço diferente para projetos especificos, podera executar o comando sem a --global opção quando estiver no projeto.

Como Alterar o nome de filial padrão(branch)

Por padrão, o git criará uma branch chamado master quando você criar um novo repositório com git init. A partir da versão 2.28 do git. você pode definir um nome diferente para o branch inicial

$ git config --global init.defaultBranch main

Verificando suas configurações

Se você quiser verificar suas configurações, você pode usar o git config --list comando para listar todas as configurações que o git pode encontrar nesse ponto

$ git config --list

Discussion (0)