DEV Community

Discussion on: Instalar extensões PHP através do PECL

 
geekcom profile image
Daniel Rodrigues

Pacotes PECL como muitos sabem, são extensões PHP escritas em C, todas elas antes de entrarem na PECL passam por um processo de discussão em uma lista de e-mail pública. Esse processo é bem rigoroso e sujeito a não aprovação. Todas as extensões devem ter testes e deverão ser documentadas no manual PHP. Sou membro do core por isso sei desses processos. Posso estar errado, mas, pacotes PECL ainda são uma parte importante do meio ambiente PHP.

Thread Thread
 
hackergaucho profile image
Hacker Gaucho • Edited

Pacotes PECL como muitos sabem, são extensões PHP escritas em C, todas elas antes de entrarem na PECL passam por um processo de discussão em uma lista de e-mail pública. Esse processo é bem rigoroso e sujeito a não aprovação.

legal, não sabia desse processo rigoroso. removi o item 2 do comentário acima por isso.

Todas as extensões devem ter testes e deverão ser documentadas no manual PHP.

falei sobre isso no item 4, para mim essa é uma das razões para o usuários comuns do PHP que não participam do desenvolvimento de extensões em C aguardarem que elas sejam incorporadas no core do PHP ao invés de usarem elas antes disso.

Posso estar errado, mas, pacotes PECL ainda são uma parte importante do meio ambiente PHP.

essa parte e a mais difícil para eu entender. se o processo de aprovação do PEAR é tão rigoroso mesmo para pacotes em PHP a tendência é surgirem gargalos no desenvolvimento, certo?

até entendo a necessidade de existir um repositório exclusivo para as extensões em C como o PECL, mas o próprio fato da linguagem padrão das extensões ser o C tende a afastar desse repositório os usuários que geralmente programam apenas em PHP.

posso citar como exemplo dessa tendência os 8.6 M de downloads do pacote Net_SMTP contra os 143 M de downloads do pacote swiftmailer/swiftmailer.

outra grande diferença é o número de pacotes. existem apenas 603 pacotes no PEAR enquanto existem mais de 1.8 M de pacotes no Packagist.

por essas e outras razões ainda fico admirado que tem quem ainda use o PEAR para instalar pacotes em PHP ao invés de userem o Packagist.

em suma, vejo um crescente movimento de migração de pacotes PHP do PEAR e do SourceForge para o Packagist mas não estou vendo o contrário.