DEV Community

Cover image for Metas de Ano Novo (versão programador iniciante) - 2022
Gabriel Gomes de Oliveira
Gabriel Gomes de Oliveira

Posted on

Metas de Ano Novo (versão programador iniciante) - 2022

Então é Natal (e Ano Novo também) 🎶

O fim do ano chegou e com isso a boa e velha tradição de fazer metas para o novo ano!
A maioria das pessoas fala que é impossível manter as metas que fazemos, mas eu sei que se fizer um planejamento e ir seguindo um cronograma mensal, consigo realizar a maioria delas. Como eu sei disso? Porque foi o que fiz em 2021, simples.
Dito isso, não é porque consegui manter um cronograma que executei todas as metas que tinha criado para esse ano. Ainda assim, consigo pensar em muitas coisas que melhorei em mim por causa desse planejamento.
Consegui terminar um curso de VueJS e um de Ruby na Udemy, participei ativamente do HacktoberFest (minha badge está no perfil, agora só falta a camiseta), evoluí e entendi meu ritmo de trabalho no estágio e consegui ver como consigo melhorar em vários aspectos. Isso dentro da área de programação. Fora dela, aprendi a me alimentar melhor, comecei a fazer academia e não fugi nos primeiros dois meses (já são quase 9 meses!) e li mais de 20 livros (o que era uma meta há anos).
Estou orgulhoso do meu desempenho de 2021 em alguns aspectos e bem desapontado em outros aspectos. Isso é o que eu chamo de equilíbrio. Nem tudo é perfeito, nem tudo é tão ruim.
Então, em 2022, vou tentar melhorar um pouco mais como programador, e minhas metas são:

1) Me dedicar mais à faculdade
Eu sei o que as pessoas dizem, "faculdade não é importante". Mas e daí? Atualmente, estou indo para o 3° semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Por conta da pandemia, o meu primeiro ano inteiro foi à distância, o que não é de todo ruim, mas pela falta de costume acabei não me dedicando tanto quanto poderia e isso acarretou até em eu sendo reprovado em duas matérias. Tudo bem, faculdade realmente não é algo tão necessário assim nessa área, só que isso não significa que eu tenha que "empurrar com a barriga" (se não, para que estou fazendo?). Então, em 2022 prometo me dedicar mais.

2) Ler algum livro de programação
Como já tenho o hábito de leitura, decidi colocar essa meta. Em 2021 eu li, até agora, 23 livros. Dentre eles, dois livros que podem ser considerados da área de programação: "O Lado Difícil das Coisas Difíceis", que gira mais ao redor de gestão na área de TI, e "14 Hábitos de Desenvolvedores Altamente Produtivos", que o título fala por si só, inclusive, o Zeno Rocha mandou muito bem nesse. Se você tem interesse, está de graça no Kindle Unlimited.
Ambas as leituras foram interessantes e preciso colocar seus ensinamentos em prática. De qualquer forma, tenho que adicionar mais livros nessa lista. Tem alguns títulos mais famosos que penso em por, mas se alguém tiver alguma indicação, já deixa aí nos comentários.

3) Foco em finalizar um projeto concreto
Talvez essa seja a meta que eu mais me cobro. Desde que voltei a estudar programação, em junho de 2020, ainda não sentei e desenvolvi um projeto concreto, mais complexo. Apenas segui fazendo cursos ou exercícios de código, e uma aplicação simples ou outra, além dos aprendizados do estágio. Já tenho algumas ideias de projetos que quero fazer, mas preciso focar em um e entregar/manter ele por algum tempo. Esse projeto já está em andamento, mas a ideia é que eu não abandone ele igual fiz com vários outros (o que parece ser comum para muitas pessoas). O projeto em si é um RPG de Fórum, algo que era bem comum na antiguidade da internet e que eu participava bastante quando a velocidade da internet de casa era horrível e não servia nem para ver vídeo no Youtube. Espero voltar aqui ano que vem para dizer que cumpri essa meta.

4) Manter um blog/Escrever mais
Eu sempre gostei de escrever e sempre quis conseguir manter algo. Lá para 2013-2015 eu até tive um blog por um tempo, mas era basicamente sobre reclamações adolescentes. Agora, como estou tentando rastrear minha evolução com mais frequência, vou tentar escrever com mais frequência aqui no dev.to a respeito das coisas que estou aprendendo e vou fazer um blog sobre livros que leio. A ideia é que eu poste duas vezes por mês (uma vez a cada quinze dias). Vamos ver se consigo.

E são essas as minhas metas. Não quis deixar explicito o aprendizado de nenhuma linguagem ou framework, porque não acho que faça muita diferença. A ideia do projeto é que eu já estude e me aprofunde na linguagem que gosto, e naturalmente eu já sigo estudando ou fazendo exercícios das linguagens que preciso usar para o trabalho ou faculdade, então isso é algo meio que diário.
Também quis deixar simples (olha aí o KISS - keep it simple, stupid), afinal, de que adianta fazer metas demais e não concluir nenhuma?
Acho que 4 metas são o bastante e vou me dedicar para realizá-las! É isso.

Feliz Ano Novo!

Aviso: essa publicação não é um guia, exemplo ou tutorial para você fazer algo. É puramente uma organização minha para que eu volte aqui no fim do ano que vem e entenda no que posso melhorar. Dito isso, comente "Boa sorte Gabriel!" para dar boa sorte ao Gabriel (no caso, eu!).

Discussion (2)

Collapse
canro91 profile image
Cesar Aguirre

Parabens! Ja leiou Clean Code e Clean Coder? Sao duas boas recomendacoes para ler

Collapse
gabrielgomeso profile image
Gabriel Gomes de Oliveira Author

Ainda não, mas vou colocar eles na lista! Provavelmente são os próximos