DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for Como elaborar um bom currículo
Amanda Martins Xavier for Feministech

Posted on • Updated on

Como elaborar um bom currículo

Quem nunca travou na hora de construir o currículo, não é mesmo? Hoje vou ajudar você a ter um currículo simples, bem estruturado e funcional, no modelo de uma das maiores faculdades do mundo, para aplicar para aquela primeira vaga, estágio, ou mesmo dar uma atualizada merecida naquele currículo velhinho.

Muitos não sabem, mas muitas faculdades publicam modelos (templates) de currículos para os seus estudantes, como por exemplo Harvard e Stanford. Neste caso, vamos utilizar o modelo de Stanford, porque embora quanto mais simples melhor, este modelo possui separações gráficas, em linhas, o que auxilia na leitura, diferentemente do modelo de Harvard.

👀 Atenção: embora em algumas áreas mais gráficas, como design UX/UI e desenvolvimento front-end seja interessante um currículo mais produzido artisticamente, em áreas mais técnicas a simplicidade e objetividade ganham, mas também existe o fator de preferência pessoal, então fique à vontade para produzir o seu currículo como quiser apenas seguindo as dicas de redação e organização.


Modelo do Word 📄

Como o modelo é em inglês, tomei a liberdade de traduzi-lo para facilitar o seu uso, você pode estar baixando em português aqui.


Estrutura básica 📝

Embora não exista um padrão para se estruturar um currículo, o ideal é fazê-lo contando uma história (o famoso story-telling), sempre enfatizando os seus pontos fortes e destaques da carreira, de forma resumida, nunca passando de uma página.

Dica: Você pode ter uma versão completa, com todas as experiências acadêmicas, e conforme for aplicando para as vagas, alterando-o para se adequar aos requisitos e expectativas de cada empresa, isso irá te poupar tempo e fará com que você não envie sempre o mesmo currículo para diferentes vagas, especialmente se elas diferirem muito entre si.

Dito isso, uma boa estrutura seria:

Cabeçalho 📞

Nome, e-mail e telefone apenas, não se faz necessário colocar endereço hoje em dia, principalmente visto o crescimento de vagas remotas no mercado, mas se quiser, utilize apenas cidade e estado.

De forma alguma coloque foto, idade, estado civil, “fumante” ou “não fumante”, essas informações são inclusive malvistas e proibidas em alguns países, porque podem comprometer a imparcialidade e ética do processo.

Apresentação 👋

Fale resumidamente sobre quem é você, seus pontos fortes interpessoais (soft skills) e técnicos (hard skills) e o que almeja para o seu futuro e carreira, sempre procurando demonstrar para quem irá ler, que você é a pessoa ideal para aquela vaga. Mas lembre-se, não se estenda muito e utilize dos famosos bullet points para listar pontos chaves, como ferramentas e tecnologias que você tem mais proficiência.

Você também pode citar hobbies e atividades pessoais e sociais, isso pode contribuir para uma boa visão de aderência à cultura da empresa, ponto muito analisado hoje em dia, principalmente em startups de tecnologia.

Experiências profissionais 💼

Priorize as que tenham mais a contribuir para a vaga que você esteja aplicando, ou ordene da mais recente para trás. Essa é uma seção do currículo que toma muito espaço, então coloque no máximo de 2 a 3 experiências, para que o currículo não passe de uma página.

Sempre descreva logo abaixo do nome da empresa, do que ela se trata, exceto para empresas conhecidas, por exemplo o Google ou a Microsoft.

Caso você tenha tido destaques durante a sua experiência no cargo, não deixe de colocá-los através de bullet points também, não passando de quatro destaques e duas linhas e meia para cada.

Experiências adicionais 🏢

Essa sessão é para caso você tenha tido experiências relevantes a mais de 10 anos atrás, indicando apenas o nome da empresa, cargo e período em que atuou.

Experiências acadêmicas 🎒

Aqui você irá destacar o seu curso técnico e/ou superior, com o nome da escola ou faculdade, tipo de curso, nome do curso, expectativa ou ano de conclusão, e em caso de você não estar ou não ter cursado algum deles, você também pode colocar os cursos livres que mais irão contribuir com a vaga.

Caso você seja estudante e este seja sua primeira experiência na área ou mesmo na vida, você pode subir essa sessão para cima das experiencias profissionais, enfatizando os seus objetivos de carreira.

Informações adicionais ✨

Aqui é o espaço para você incluir quaisquer informações ainda relevantes, como nível de proficiência em idiomas, voluntariado, cursos livres, publicações acadêmicas ou mesmo prêmios e honras.


Dicas adicionais 🎉

  • Em caso de passar de duas páginas, coloque também o seu nome e e-mail. Embora hoje em dia os processos sejam totalmente digitais, nunca se sabe quando o currículo será impresso, e nesses casos, serve como identificação de que aquela página pertence ao seu currículo;
  • Inclua uma linha em branco entre cada sessão do currículo, isso separa melhor o conteúdo e facilita a leitura;
  • Use uma fonte padrão de boa legibilidade, como a Arial ou Calibri, que inclusive é a padrão do modelo de Stanford;
  • Evite o uso da primeira pessoa, tanto do singular, quanto do plural.
  • Exporte o arquivo para PDF, nunca envie o currículo aberto no formato do Word.

Bônus, o temido cover letter ✍️

Muitas pessoas temem precisar escrevê-lo, mas não é um bicho de sete-cabeças, e irá te ajudar inclusive a se preparar para uma futura conversa/entrevista com alguém do time de recrutamento da empresa, além de ser obrigatório para aplicação de faculdades no exterior.

As faculdades também possuem modelos de cover letter, mas basicamente você deve escrever, como em um e-mail, o porquê eles irão querer você para a vaga, ou seja, quem é você, seus pontos fortes, destaques de carreira, formação, atividades extracurriculares etc. e porque você quer trabalhar com eles, ou seja, porque a vaga e a empresa é ideal para você e o seu momento, além do produto, a cultura, sempre deixando claro o seu entusiasmo em fazer parte do time. Basicamente tudo que você colocou no currículo, só que em primeira pessoa e de uma forma não resumida, porém, ainda assim não passando de uma página.


Feito tudo isso, agora você tem terá um currículo bem estruturado para aplicar para aquela vaga tão desejada! Aproveite também para atualizar o seu LinkedIn com as informações do seu novo currículo, ele é uma ótima ferramenta para descobrir oportunidades e se conectar com pessoas da sua área e de recrutamento.

Tem dicas, comentários ou feedbacks? Não deixe de nos contar aqui embaixo!


Referências 📚

linguamarina - How to write a strong resume/CV
Harvard - Resumes, CVs, Cover Letters
Capa da publicação por Thought Catalog
Stanford - Resumes & Cover Letters.

Top comments (1)

Collapse
 
leitoraincomum profile image
Fernanda Souza

Amanda, adorei o artigo. Tenho conversado com amigos sobre currículo ultimamente e achei seu texto bem direcionado e com um ótimo modelo para usar imediatamente.

Beijo

12 Gorgeous UI Components for Your Design Inspiration

12 Gorgeous UI components for your design inspiration: cards, text, buttons, checkboxes, icons, loaders and menus.