DEV Community

loading...

O tratamento dos dados também é edificante

fagnertito profile image fagnertito ・2 min read

Recentemente, tenho pensado muito em como a extração, transformação e carregamento de dados – o famoso ETL - pode ser importante para mostrar aos analistas de dados, o papel que tem seu trabalho, e quão isso é edificante do ponto de vista de fazer o bem a sociedade. É isso mesmo, nosso trabalho pode sim gerar mudanças que as vezes não sabemos o alcance. Minha intenção com esse texto é gerar reflexão e pontuar a importância do trabalho de milhares de analistas que como eu trabalham, mas acima de tudo, colocam esforço, tempo e dedicação a funções muitas vezes subestimadas, ou que acham que não gera importância para o crescimento de um bem maior. Principalmente quando a produção do seu trabalho é público.
Vou começar citando como exemplo, o trabalho da imprensa brasileira, ao reunir inúmeros canais de comunicação a fim de verificar e reunir os números de vacinados, mortos ou acometidos pela Covid no Brasil. Um papel social que mostra para nós onde estamos no decorrer da pandemia. Fico imaginando quantas pessoas estão trabalhando na reunião desses dados, se confrontando com inúmeros boletins das secretarias de saúde espalhados por mais de 3 mil municípios pelo país. Quando visualizamos diariamente os gráficos, os números e as proporções pela televisão, sei que ali atrás teve um esforço fenomenal para a construção daqueles resultados. E quão importante é termos aquela visualização, por mais catastrófica que seja, é necessário para que haja consciência pública da realidade.
Dentro do meu trabalho como analista de dados, também me dedico a um projeto que esta tomando proporções maiores, mostrando através de ferramentas mais modernas como o Power BI, outras formas de visualizar dados que antes eram estáticos, e quando você os vê sozinhos não tem correlação com o todo.
Alt Javascript
Por fim, é importante pensarmos no nosso papel social, e eu me preocupo com isso, o quão edificante é meu trabalho em contribuição à sociedade. Pareço ser um grão de areia em um mar gigantesco, mas meu esforço conta. Quero muito continuar trabalhando não só nas melhores formas de transformação dos dados, mas qual o impacto que estou gerando ao meu visualizador.

Discussion (0)

Forem Open with the Forem app