DEV Community

Cover image for             Thermal Data
Lolla Paz
Lolla Paz

Posted on

Thermal Data

Dados possuem temperatura, conhecer a temperatura dos seus dados ajudará você a saber como gerenciá-los da melhor forma.

A temperatura dos dados refere-se diretamente a suas características de acesso, e portanto de armazenamento. As classificações podem ser divididas em: hot, warm e cold data.

Hot data são dados frequentemente acessados, possuem um volume total do banco de dados em torno de megabytes ou gigabytes. A quantidade de dados utilizados em uma consulta gira em torno de kilobytes ou bytes, enquanto a taxa de latência é em milissegundos. São dados voláteis e seu custo em geral é na casa dos reais.

Warm data são dados com frequência de acesso um pouco menor que hot data, seu volume total do banco de dados é em torno de gigabytes ou terabytes. A quantidade de dados utilizados em uma consulta é entre kilobytes ou megabytes, possui taxa de latência entre milissegundos e segundos. São dados menos voláteis quando comparados ao hot data, porém ainda assim com taxa de volatilidade alta e seu custo é na casa dos reais ou centavos.

Cold data são dados com baixa frequência de acesso, seu volume total do banco de dados é em petabytes e por conta disso possui alta taxa de latência, podendo rodar consultas com quantidade de dados em kilobytes ou terabytes em minutos ou horas. A taxa de volatilidade é baixa e seu custo é na casa dos centavos.

Uma solução de dados adequada deve levar em consideração a frequência de acessos dos dados, tempo de resposta esperado, quantidade de acessos simultâneos e custo.

Top comments (0)