DEV Community

loading...
Cover image for Startups: 3 livros para tirar sua ideia do papel mais rápido

Startups: 3 livros para tirar sua ideia do papel mais rápido

danieldeev profile image Daniel Pereira ・3 min read

Ultimamente no Brasil muito tem se falado sobre startups (empresas em fase inicial em busca de um modelo de negócio escalável), grandes empresas baseadas em tecnologia dominam vários nichos de mercado como Fintechs, Agronegócio, Educação, Logística, IA, IoT, Blockchain, Saúde e vários outros mercados. Algumas dessas empresas tiveram relativamente um crescimento muito grande levado em consideração o tempo de vida dessas startups.

Uma grande startup começa com uma ideia certo? Errado, um bom negócio começar por um problema, e a partir do problema você começa a trabalhar na ideia (solução) que seja inovadora e diferente das demais. Estatisticamente apenas 1 (uma) em cada 10 startups sobrevivem no Brasil e cerca de 92% das empresas morrem devido ao seu modelo de negócio terem seus produtos/serviços como objetivo quando deveriam entender melhor as dores dos seus clientes e entregar uma solução de valor. Uma grande parcela de negócios quebram por não entender o fundamento desse conceito. Unicórnios (empresas que valem mais de U$ 1 bi) como o Airbnb, Uber, iFood, NuBank, Loggi dentre outras startups de sucesso entendem as dores dos seus clientes e a cada dia surgem mais clientes defensores dessas marcas.

Para te ajudar nessa jornada, listei 3 livros essenciais que não vão apenas te dar um passo a passo, mas sim métodos comprovados que mudarão a maneira de como você vê o mundo dos negócios e para diminuir o risco de morte da sua startup. Acompanhe a seguir:

1. Sprint

Alt Text

O desenvolvimento de produtos pode levar muito tempo, às vezes semanas, meses ou até anos. E muitas vezes só depois de desenvolver o produto você descobre que aquela não era uma boa ideia. Pensando nisso o Jake Knapp, designer do Google criou o design Sprint para validar ideias de forma rápida e eficiente em um período de 5 dias.

O Sprint foi criado com intuito de diminuir drasticamente o risco e incerteza sobre produtos/serviços inovadores reduzindo consideravelmente o seu tempo de desenvolvimento e validação baseando-se em feedbacks sobre a sua ideia. Usando o design Sprint você não precisará de um MVP previamente desenvolvido, pois, todo processo será baseado em um protótipo de testes para a coleta de feedbacks.

Alt Text

2. A Startup Enxuta

Alt Text

A Startup Enxuta sem dúvida, é considerado por muitos, a bíblia do “startupeiro”. Nele o Eric Ries, autor do livro, ensina uma metodologia na qual se baseia em construir, medir e aprender para entender as principais dores dos seus clientes para tomada de decisões sobre futuras mudanças em seus produtos/serviços e implementar essas decisões em seu MVP.

O objetivo dessa metodologia é aprender com os “erros” informados por seus clientes para lançar um MVP mais barato, com baixo tempo de desenvolvimento e para que possa escalar mais rápido o seu negócio. Segundo o author, a maioria dos produtos não fracassa por causa de uma execução ou uma gestão ruim, mas sim porque a empresa está oferecendo algo que ninguém quer. Esse modelo tem sido adotado por grandes startups do vale do silício e tem dado muitos resultados no longo prazo.

Alt Text

3. A Estratégia da Inovação Radical

Alt Text

A inovação sempre foi um fator (chave) na criação de soluções para startups e para se aprofundar mais nesse conceito de inovação, o autor e empresário Pedro Waengertner, CEO da ACE Startups (considerada a principal aceleradora da America Latina) se aventurou pelo vale do silício e esteve dentro de grandes startups inovadoras de tecnologia para entender como funcionava esse processo dentro dessas empresas.

Depois de entender como funcionavam esses processos, o autor cita 6 princípio para que sua empresa possa se tornar mais inovadora, são eles: Design Organizacional, Gestão Ágil, “Mate o Seu Próprio Negócio”, Pense Como Investidor, Trabalhe com Parceiros e O Cliente no Centro. Usando esses mesmos princípios você também pode colocar em prática os mesmos pilares que empresas de sucesso do vale do silício.

Alt Text

Discussion (0)

pic
Editor guide