DEV Community

Lucas Cordeiro
Lucas Cordeiro

Posted on

Mudando de área

A distância entre querer embarcar no mercado de desenvolvimento e realmente fazer ações para isso às vezes é bem grande. É o que eu pude sentir nesses últimos meses depois que comecei uma formação em Desenvolvimento Fullstack.

Um pouco do meu histórico

Há muito tempo me interesso por programação. Na escola aprendi lógica e Pascal nas aulas preparatórias para Olimpíada de Informática e tudo aquilo me parecia mágica. Na faculdade de Engenharia Elétrica, entendi que programação são "apenas" correntes elétricas passando de um lado para o outro. No mercado de trabalho, percebi o tanto que ferramentas de TI podem otimizar processos.

Encantado pelas mil e uma possibilidades na área de Desenvolvimento Web, decidi fazer cursos online na Udemy e Codecademy e utilizei os conhecimentos para projetos pessoais e hobbies. O exercício de resolver problemas ou demandas próprias com soluções de desenvolvimento me mostrou o potencial da programação para melhorar a vida de muita gente.

Em junho desse ano de 2021, em plena expectativa do fim próximo da pandemia do Coronavírus, decidi que estava na hora de dar uma virada na minha vida. Decidi buscar uma profissão que tenho interesse e acredito ter talento, que é a de desenvolvedor.

Curso de Desenvolvimento Fullstack

Entrei no Gama XP, um programa desenvolvido pela Gama Academy que promete facilitar a vida de quem, como eu, deseja fazer a transição de carreira. Além de videoaulas e encontros síncronos sobre as tecnologias mais relevantes no mercado atualmente (a stack React/Node), o curso promove diversas soft-skills como comunicação assertiva, inteligência emocional, entre outras. Ao final, a escola promove uma Feira de Contratação com diversas empresas do mercado que acreditam na capacidade da Gama de formar bons profissionais Junior.

Ainda estou no comecinho, mais já empolgado com todas as oportunidades que ela está me trazendo e promete que trará. É positivo ter uma estrutura de aulas e desafios para guiar a consolidação do conhecimento na área de Desenvolvimento Web, além do forte networking entre os alunos, mentores e professores.

Um mundo de conhecimento infinito

Além da empolgação, tenho enfrentado paradoxalmente também uma sensação grande de ansiedade e estresse nesse período, justamente pelos mesmos motivos. A felicidade de encontrar a minha vocação convive com o medo de deixar a estabilidade da carreira atual. O anseio por conhecimento existe lado a lado com o peso de ter uma extensão enorme de coisas a aprender.

Estabelecer um ritmo de estudo saudável, fora do "horário comercial" e no contexto, vale lembrar, de uma pandemia global e crise política nacional, tem sido bastante difícil. Na maioria dos dias tenho pecado para mais. Começo a estudar um assunto ou testar um código e quando percebo já passou bastante da hora que eu deveria ter ido dormir.

Se por um lado avanço num dia, acabo tendo o dia seguinte de trabalho prejudicado pela noite de sono incompleta e pelo cansaço de ter passado um dia completo sentado em frente ao computador.

Um mercado aquecido até de mais

Outra questão que tem afetado bastante meu mergulho nesse mundo do desenvolvimento é acompanhar demais sobre vagas dev e sobre o estado atual do mercado. Quando comecei essa transição, segui várias pessoas da área no Twitter e no LinkedIn, e acho bastante interessante os assuntos que elas trazem nas duas redes.

O problema é que tem se tornado um vício rolar pelo feed do LinkedIn, vendo casos, projetos, vagas e os inúmeros posts de pessoas felizes com seu kit de boas-vindas curtidos pelas empresas que eu mais desejo fazer parte.

Se por um lado me acostumo com os termos, requisitos e contextos do mercado, por outro não tenho consumido esses conteúdos com método e propósito, mas sim como uma realização indireta da minha vontade imediatista de fazer parte desse mercado. Fujo um pouco da minha realidade material através desses artigos e posts, ocupando tempo em que eu poderia estar construindo um caminho concreto para chegar onde quero estar.

Metas Sustentáveis

Tenho colocado como meta estabelecer uma rotina mais saudável tanto em relação a aprendizado quanto a mercado de trabalho. Dedicar tempo de qualidade aos estudos, incluindo a análise de vagas para definir uma espécie de "Product Backlog" em que o produto sou eu mesmo, porém sem deixar de lado momentos essenciais de descanso e lazer.

É claro para mim que os momentos de descanso potencializam os momentos de trabalho, e esse movimento de se jogar demais nos estudos e na idealização de uma vida futura é um mecanismo de autossabotagem.

Busco cada vez mais me conhecer para identificar esses padrões que vêm do medo inconsciente do novo e até mesmo do sucesso. Acredito que através dessa conexão comigo mesmo é que conseguirei cultivar cada vez mais a minha paixão por aprender e por criar soluções.

Entrar no mercado de desenvolvimento e ser um bom profissional será consequência!

Top comments (0)