DEV Community

Cover image for Bora vencer o medo de testes e entrevistas técnicas ?
Camila M Belem
Camila M Belem

Posted on

Bora vencer o medo de testes e entrevistas técnicas ?

Recentemente comecei a procurar novas oportunidades de trabalho e logo me deparei com um medo que nem sabia que tinha: fazer teste técnico ou participar de entrevista técnica. Isso é novo para mim, pois nos meus trabalhos anteriores não cheguei a fazer nada do tipo, era só uma entrevista perguntando sobre as linguagens que conhecia, link de projetos que já havia desenvolvido e portfólio.

Confesso que deixei passar algumas oportunidades por conta desse medo, quando via no e-mail "você será submetida a fazer um teste sobre X assunto" já começava a suar frio rs, até que criei coragem, encarei esse medo e olha, foi muito bom! Comecei a ver esses testes como uma oportunidade de aprender mais e saber até onde tinha conhecimento sobre o assunto.

Os testes técnicos variam muito de empresa para empresa, realizei um que foi desenvolver um projeto a partir das especificações passadas, outro no estilo de desafios do hackerrank ou plataformas de exercícios de programação. Confesso que me senti mais confortável fazendo um projeto porque tive alguns dias para fazer, pesquisar um pouco mais sobre e o processo de desenvolvimento foi divertido, consegui aplicar os conhecimentos de arquitetura que estou aprendendo e acabei descobrindo algo novo que não sabia.

Já nos desafios voltados a programação em si, não me senti tão confortável pois tive mais pressão por ter no máximo 2 horas para resolver, teve um que não tive nem 1h para fazer quase 15 desafios de várias linguagens, esse realmente foi bem frustrante para mim.

Teve algumas entrevistas técnicas que foram em conjunto com desafio, nesse caso eu consegui me sentir mais tranquila pois já tinha conseguindo perder esse medo e foi uma experiência bem legal, os entrevistadores além de passar o desafio, a todo momento conversavam comigo me questionando (de um jeito saudável) o motivo de eu estar construindo o desafio daquele jeito, me ajudando a ver outras soluções para o problema, pontos que preciso me atentar e dicas de como melhorar esses pontos.

Moral da história, não tenham medo dessas fases, ainda mais nós programadores, na maioria das vezes só ter um github ou portfólio não será suficiente para vaga, então se tiverem oportunidade de realizar esses testes, façam! E levem como aprendizado, não apenas voltado para parte técnica, como pessoal também.

A dica que dou passando por essas etapas é: fiquem tranquilos quando forem realizar o teste ou a entrevista; não minta sobre seus conhecimentos, seja o mais claro possível; façam perguntas para o entrevistador técnico também, caso tenha ficado em dúvida ou não saiba algo que o entrevistador falou pergunte, se ele te explicar será uma lição aprendida.

Lembre-se o teste é para saber o quanto de conhecimento você possui sobre o assunto, não se sinta mal caso não alcance o esperado, faça seu melhor e saia tranquilo, terão outras oportunidades que irão se encaixar ao seu perfil, o segredo é não desistir e continuar melhorando o que precisa!

Discussion (0)