DEV Community

loading...

[PT-BR] Começando com Python

anapaulamendes profile image Ana Paula Mendes ・3 min read

Aprendendo para ensinar, a melhor forma de programar!

Quem nunca teve medo de começar?

Gostaria de começar lhe fazendo uma pergunta: “Você já mudou o mundo hoje?”
E gostaria de acrescentar agora para você: “Seja a mudança!”
Daí agora você para e pensa: “Tá, mas o que isso tem a ver com começar com Python?”
Ao longo do texto você vai entender o porquê. Keep calm! haha
Há pouco mais de 1 ano e meio co-fundei o grupo “PyLadies Teresina” em Teresina, a PyLadies tem como objetivo empoderar mulheres na tecnologia usando a linguagem Python e ‘pasmem’, eu sabia ZERO coisas sobre Python. Mas o que poderia acontecer de ruim?! O máximo que eu teria que fazer era estudar Python!

Como eu sabia nada de Python e estaria a frente de um grupo onde eu precisava saber, então corri logo para aprender, mas achava a didática de outras pessoas um pouco complicada e assim decidi estudar sozinha para aprender o ‘b-a bá’ dessa linguagem de programação. O objetivo era: “Eu tenho que aprender Python porque eu vou ter que ensinar para outras mulheres que vão participar do projeto!”. E assim mergulhei de cabeça!

Tudo bem, hora de começar a estudar Python, surge mais uma pergunta: “E agora? Como eu começo?”. Muitas perguntas, não é?! Essa é a cabeça quando a gente começa em algo que nunca teve contato antes! Ao longo do tempo elas vão sendo respondidas.

No entanto, não é tão complicado assim começar!

Se começar com Python, é claro!


Why so Pythonic?

Because Python is the power!

Tradução:

A: “Você está voando! Como?”

B: “PYTHON”

B: “Eu aprendi noite passada! É tudo tão simples! HELLO WORLD é somente print “Hello, world!””

A: “Não sei… tipagem dinâmica? identação?

B: “Junte-se a nós! Programação é divertido novamente! É um mundo totalmente novo aqui!”

A: “Mas como você está voando?”

B: “Acabei de digitar: import antigravity”

A: “É isso?”

B: “Eu também experimentei tudo no armário de medicamentos para comparação. Mas acho que isso é o Python.”

Agora você pensa: “Nossa eu gostei demais, quero começar agora. Como eu faço?”

Existem vários cursos na internet como o “Python para Zumbis com o Fernando Massanori”, tem a documentação do Python no site oficial da linguagem e vários cursinhos online 0800.

E o que você precisa pra começar agora? Empolgação! Também algum ambiente para programar haha. Você pode baixar no próprio site do Python: <https://www.python.org/downloads/>. É só correr pro abraço agora!

Python é uma linguagem de alto nível, ou seja, ela se aproxima mais da linguagem natural humana; usa menos caracteres especiais e você não vai bugar seu código porque esqueceu um ponto e vírgula; você pode criar uma lista apenas com uma linha de código; e por ser mais simples você vai focar mais na lógica do problema do que na sintaxe da linguagem. Além de ser interoperável, multiplataforma, robusta, simples e multiparadigma. E o mais importante dessa linguagem é que a Comunidade Python é MUITO acolhedora com todos, apoia a diversidade e motiva muito iniciantes. Então, está esperando o quê para começar?

Você vira até meme depois que começa a programar com Python. Olha só!

Concluindo, eu aprendi Python porque precisava ensinar e foi nessa experiência que acabei descobrindo que foi a melhor coisa que aconteceu, pois junto veio conhecimento, uma Comunidade maravilhosa, eventos incríveis e pessoas incríveis. Então, não tenha medo de começar e ensine o que sabe mesmo não sendo um especialista, pois o seu conhecimento muda o mundo!

Já dizia Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

E aí?! Vamos mudar o mundo hoje?

P.S.: Com Python você vai aprender que PESSOAS > TECNOLOGIA e essa é a coisa mais incrível desse novo mundo! ❤

Discussion

pic
Editor guide