DEV Community

loading...

Começando o Projeto Atlas

aminadomapa
・1 min read

A vida tem desses revés que jogam a gente no chapisco, então eu resolvi que preciso encontrar novamente meu caminho, então vou (re)começar usando as redes sociais, incentivada por colegas e amigos.
Resolvi começar pela rede mais nova que tem poucos profissionais falando este tipo de conteúdo que eu trabalho durante 8 anos, a Twitch, pra até ter um progresso das ideias e também conseguir montar um bom portifólio.

Montando o esquema para as primeiras lives, o primeiro quadro nesta rede será uma expansão do famoso "Atlas Geográfico Escolar" que a gente vê na escola, pois vejo que fica só por aí o conhecimento do uso de mapas, embora já esteja mais difundido o uso de mapas para aplicativos.

Como eu preciso de um conjunto de coordenadas e de materiais, escolhi por sorteio offline, usando o arquivo gerado da tabela do SIDRA-IBGE 1552, adaptado só com os códigos de Município https://sidra.ibge.gov.br/tabela/1552.

Usei este código em Python, usando ambiente Jupyter no Anaconda:

!/usr/bin/env python

-- coding: utf-8 --

import random

arquivo = open('tabela15.csv','r')

for linha in arquivo:
valores = linha.split(',')

escolhido =random.choice(valores)
print (escolhido)
arquivo.close()

E o escolhido foi 2208007 - Picos (PI) https://t.co/I8jCodGKsf?amp=1. Caso não se tenha muitas informações sobre este Município na Internet, a intenção é ir montando materiais com o que se tem, pra ter uma base para outros Municípios.

É um começo, só.

Discussion (0)