DEV Community

Cover image for 4 Séries sobre tecnologia
Alexandre Freire
Alexandre Freire

Posted on • Updated on

4 Séries sobre tecnologia

Hoje vou compartilhar algumas séries que já assisti e que falam sobre tecnologia de uma forma geral, talvez você já tenha assistido algumas dessas, talvez não. Em fim, é entretenimento na verdade, pura ficção cientifica e comédia, é bom dar uma folga de vez em quando.

Vou listar abaixo os nomes e uma sinopse resumida falando sobre cada uma delas.

#1 Westworld

Alt Text
No futuro, o parque temático Westworld oferece a seus visitantes a oportunidade de conhecer o Velho Oeste em um gigantesco terreno, incluindo a cidade fronteiriça de Sweetwater. A cidade e todo o terreno são ocupados por "anfitriões", androides indistinguíveis dos humanos, que possuem uma programação avançada que segue um conjunto pré-definido de narrativas entrelaçadas, com a capacidade de se desviar dessas narrativas e improvisar à medida que os visitantes interagem com eles.

Os anfitriões repetem essas narrativas todos os dias, tendo suas memórias apagadas durante a noite, enquanto dormem, até que sejam reaproveitados para outras narrativas ou desativados e armazenados para uma futura reutilização em novas histórias.

Para a segurança dos visitantes, os anfitriões são incapazes de prejudicar quaisquer outras formas de vida, permitindo aos visitantes liberdade quase ilimitada de se envolverem em qualquer atividade que quiserem, sem retaliação, incluindo sexo e assassinatos simulados com os anfitriões. Uma equipe supervisiona o parque, desenvolve novas narrativas e realiza reparos nos anfitriões quando necessário. O enredo começa a se desenrolar, de fato, quando alguns dos anfitriões começam a alcança a autoconsciência.

#2 Black Mirror

Alt Text
Black Mirror é uma série de televisão britânica antológica de ficção científica criada por Charlie Brooker e centrada em temas obscuros e satíricos que examinam a sociedade moderna, particularmente a respeito das consequências imprevistas das novas tecnologias.

Os episódios são trabalhos autônomos, que geralmente se passam em um presente alternativo ou em um futuro próximo. A série foi transmitida pela primeira vez na emissora Channel 4, no Reino Unido, em dezembro de 2011. Em setembro de 2015, a Netflix comprou a série, encomendando uma terceira temporada de 12 episódios, no entanto, os episódios encomendados foram divididos em duas temporadas de seis episódios; a quarta temporada foi lançada na Netflix em 29 de dezembro de 2017. Em 5 de março de 2018, a Netflix confirmou a quinta temporada da série, que foi lançada em 5 de junho de 2019.

Sobre o conteúdo e a estrutura da série, Charlie Brooker disse que "cada episódio tem um elenco diferente, um cenário diferente, até mesmo uma realidade diferente, mas todos se tratam da forma que vivemos agora — e da forma que podemos estar vivendo daqui a 10 minutos se formos desastrados". A série recebeu aclamação da crítica e aumento de interesse internacionalmente (principalmente nos Estados Unidos), depois de ter sido adicionada à Netflix.

#3 Silicon Valley

Alt Text
Richard (Thomas Middleditch), Big Head (Josh Brener), Gilfoyle (Martin Starr) e Dinesh (Kumail Nanjiani) são programadores tão inteligentes quanto introvertidos. Eles trabalham na companhia Hooli, no Vale do Silício, e vivem sob a "custódia" de Erlich, um milionário que os deixa morarem em sua casa de graça - desde que ele ganhe 10% dos lucros dos projetos dos garotos.

Após a falha de um investimento do capitalista Peter Gregory (Christopher Evan Welch), Richard parece destinado a permanecer em seu trabalho medíocre na companhia, fundada pelo megalomaníaco Gavin Belson (Matt Ross). Quando Mônica (Amanda Crew), chefe de operações de Gregory, e Jared (Zach Woods), executivo, percebem o valor do algorítmo criado por Richard, uma disputa de ofertas surge entre Belson e Gregory, e Richard fica no meio.

#4 Altered Carbon

Alt Text
A série ocorre em 364 anos no futuro no ano de 2384, em uma San Francisco futurista conhecida como Bay City. No futuro, as memórias de uma pessoa podem ser decantadas em um dispositivo em forma de disco chamado de pilha cortical, que é implantada nas vértebras na parte de trás do pescoço.

Esses dispositivos de armazenamento são de design alienígena e foram submetidos a engenharia reversa e produzidos em massa. Os corpos físicos humanos ou sintéticos são chamados de "capas" e as pilhas podem ser transferidas para novos corpos após a morte, mas uma pessoa ainda pode ser morta se sua pilha for destruída.

Enquanto isso teoricamente significa que qualquer um pode viver para sempre, apenas os mais ricos, conhecidos como "Matusas" em referência a Matusalém, têm os meios para fazê-lo através de clones e armazenamento remoto de suas consciências em satélites.

Considerações

Tem outras series que também assisti relacionadas a tecnologia e são boas, já outras são totalmente sem noção, do tipo que você desiste de assistir no primeiro episódio, mais essas que citei acima foram as mais recentes que me lembrei, se você já assistiu alguma dessas comenta aqui o que achou, se quiser indicar alguma para as pessoas que estão vendo isso deixa aqui nos comentários tbm :) e até um próximo post.

Top comments (0)